Postado Seg Mar 12, 2012 6:46 am
De acordo com uma projeção do Gartner, as vendas mundiais de computadores pessoais devem atingir a marca de 368 milhões de unidades em 2012. Se confirmado, o volume deve ser apenas 4,4% superior em relação ao registrado no ano passado. Até o fim de 2013, a previsão é de que sejam vendidos mais de 400 milhões de PCs.
Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, atribui o baixo crescimento à forte demanda por tablets e smartphones no mercado mundial. Para Atwal, o acesso à internet e o uso de determinadas aplicações, como e-mail e redes sociais, antes utilizados somente nos PCs, agora podem ser acessados também por outros dispositivos.
Segundo o relatório, a queda na venda de computadores deve ser amenizada pelo crescimento da procura por Ultrabooks - uma nova categoria que reúne características de um híbrido de tablet e notebook -, que devem ganhar maior participação de mercado no segundo semestre deste ano, além do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8.
O Gartner ainda afirma que a expectativa é de que os mercados emergentes impulsionem o crescimento do mercado mundial de PCs, no curto e longo prazo. "Estimamos que os desempenhos tanto de 2012 como de 2013 sejam influenciados pelo crescimento nestes mercados, à medida que sua participação global aumente de 50%, em 2011, para cerca de 70%, em 2016", declara Atwal.
Fonte:noticiasrss